quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Transplante de medula óssea


Os pais recebem do médico, a indicação para que seu filho mais novo seja submetido a um transplante de medula óssea, visto que a criança não reage como se esperava às sessões de quimioterapia. Eles são pegos de surpresa e ainda não sabem como isso funciona, quais são as possíveis complicações, se é ou não uma boa opção. E agora? Qual o próximo passo? Caminhar na chuva, perguntar se Deus existe, pedir força aos amigos ou devorar toda a literatura disponível na biblioteca da faculdade de medicina?




Diante do vazio que se cala com o medo, a necessidade dos pais em compartilhar a sensação de impotência se torna inevitável. E se o filho mais velho não for compatível? A luta dessa família irá continuar, mas nunca será tarde para lembrarmos das outras pessoas que também vivem essa dor.

Do sangue e das plaquetas, certamente, alguém precisará em muito pouco tempo. E da medula? Qual o mistério que envolve uma doação de medula óssea? Bem, em primeiro lugar é importante entender que talvez para esta, nunca se ache alguém compatível. A doação de medula é, inicialmente, apenas uma hipótese de doação. Na verdade, mapeia-se a medula de quem se dispõe a doar e cadastra-se esse "mapa", em forma de parâmetros, num banco de doadores. Quando alguém precisa receber transplante de medula, verifica-se quem pode vir a ser doador na família e consulta-se o banco de doadores. Compara-se o material do paciente com o do possível doador e se houver compatibilidade, o potencial doador é chamado para fazer testes e, efetivamente, doar a sua medula àquele paciente que está necessitando da doação.

Se a medula compatível não for encontrada no Brasil, a pesquisa é feita em bancos internacionais, no entanto, pelo fato da população brasileira ser altamente miscigenada, a possibilidade de se encontrar alguém fora do País é ainda menor.

A dor daqueles que precisam é enorme. O medo, a ansiedade e os transtornos emocionais que toda essa expectativa gera em tordo dos que os rodeiam também. Pequenos gestos podem recuperar famílias, podem salvar vidas. Doemos sangue, plaquetas e medula óssea. 

Recebemos de graça, é nosso dever dar de graça, doar.


Sugestão:



Um comentário:

  1. En esta ejecución particular, el movimiento automático K1 también incluye un indicador de segundos pequeños,replicas audemars piguet un indicador de reserva de marcha y un indicador de fecha grande a las 3 en punto. Esta es la gran cita más pequeña que he visto, ofreciendo el atractivo visual e intelectual de una gran cita (dos en lugar de un disco) pero para espacios más pequeños.replicas breitling Por ejemplo, la ventana del indicador de fecha grande no requiere que se elimine el marcador real de las 3 en punto en el dial. Con el fin de promover el rendimiento de los movimientos K1, a pesar de la frecuencia operativa más lenta,replicas bell & ross el K1 dentro de cada Autark recibe una certificación COSC Chronometer.replicas franck muller

    ResponderExcluir